sábado, 13 de abril de 2013

Projetos e Atividades do Ifec!

O Ifec promove ações junto a crianças e jovens com vulnerabilidade social. Nosso Instituto através de palestras, cursos e ações comunitárias participa junto a instituições idoneamente compromissadas que atuam colaborando na formação de ciranças e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social com ações educativas (com temas culturais, ambientais/sustentabilidade e direitos humanos).


Nós estamos também trabalhando em conjunto com a ONU, pois através desta histórica parceria; através de nossa afiliação ao DPI/ONU (New York/USA) e da UNIC-Rio; através de lançamentos de cartazes-campanha temáticos (ambientais, educacionais e de direitos humanos); através de palestras para alunos de Escolas Normais (futuros professores) e através de palestras temáticas, anualmente (desde 2007), no Palácio Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) no Rio de Janeiro, nos firmamos como grandes apoiadores da disseminação dos valores maiores propagados pela Organização das Nações Unidas. A foto acima, é um registro de uma palestra promovida pela parceria IFEC-ONU no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho.

Também temos compromisso com a melhor idade, periodicamente, nosso Instituto, promove diretamente ou participa através de instituições parceiras ( como a UNIVERTI - Universidade da Terceira Idade, na foto) de ações voltadas à qualidade de vida dos cidadãos que se encontram na Terceira Idade. 


Durante todos estes anos, temos utilizado todos os nossos meios de mídia e atividades para colaborar com as autoridades constituídas e/ou grupos sérios que atuam pelo Bem da sociedade, na veiculação de informações que consideramos estratégicas para a qualidade de vida dos cidadãos, da sociedade, entre outros:  Direitos Humanos; Defesa da Vida Animal; Educação Ambiental, Sustentabilidade; Capacitação para Inclusão de jovens no Mercado de Trabalho; Civismo e Cidadania; entre outros de grande relevância social. NA FOTO, exemplo de ação direta na comunidade com Estande do IFEC sensibilizando a população sobre tema importante para a qualidade e dignidade de vida, recolhendo adesões para abaixo-assinado.

Desde sua fundação, nosso Instituto possui grande preocupação com a questão da formulação das políticas públicas para a Área Educacional, bem como procura envidar os maiores esforços em prol de atividades que colaborem a sensibilização e a conscientização neste sentido, promovendo valores de Cidadania (conhecimento dos Direitos e dos Deveres; do patrimônio cultural pátrio: Folclore Nacional e a Capacitação para Inclusão no Mercado de Trabalho). Na foto, registro de momento de quando ocorreu nossa versão do Curso de Formação de Agentes da Cidadania (totalmente gratuito) na AMBA - Associação de Moradores do Bairro Aquárius, no município de Cabo Frio, Estado do Rio de Janeiro. Este Curso  desde sua primeira versão no ano de 2005 formou centenas e centenas de Cidadãos em Agentes de Cidadania, promovendo assim uma postura pró-ativa de cidadania.


O IFEC se constitui num Movimento sério a favor da sociedade e, neste sentido, possui um histórico de ações de alta relevância no cenário social. e periodicamente, promove direta ou indiretamente através de seus próprios membros do Voluntariado ou de instituições parceiras do IFEC, palestras e aproximações com ações culturais, ambientais e de direitos humanos, junto a crianças e jovens tanto das redes particular como públicas (prioritariamente). Neste sentido, dezenas de milhares de crianças, jovens e adolescentes e grande parte moradores em áreas de grande vulnerabilidade social, foram beneficiados com informações úteis para a valorização humana e cidadã deles e de suas famílias (em várias atividades pais e responsáveis de alunos participam e recebem inúmeros materiais que elucidam muitas questões acerca de temas como saúde, segurança e direitos e deveres do cidadão). 


Ao longo de uma década, nosso Instituto já distribuiu mais de 150 mil exemplares de materiais  que versam sobre cultura, folclore, direitos e deveres, civismo, história, gramática , nossos jornais informativos, nossos cartazes-campanha, entre outros materiais. Sendo retirados em nossa Sede Administrativa, enviados via correio, em distribuídos diretamente por nós em nossos eventos ou por parceiros em seus eventos nos quais participamos direta ou indiretamente temos a certeza da importância de nossa participação na última década a favor da sensibilização da população para que se conscientize acerca da importância do debate e da defesa de temas como: Educação, Cultura, sustentabilidade, Direitos e Deveres e Cidadania.


Nosso Instituto possui entre seu Voluntariado um grupo em especial de 32 Conselheiros Consultivos Vitalícios que são personalidades sociais de grande relevância nacional e internacional e que durante nossa história institucional se fizeram e se fazem presentes. NA FOTO, registramos momento no qual alguns deles participam de atividade organizada pelo nosso IFEC: em primeiro plano, sentado, o Conselheiro Carlos Mônaco (Presidente do Grupo Mônaco de Cultura e Apresentador de Televisão); ao fundo, em pé, o Conselheiro Haroldo Costa (Produtor Cultural e Crítico da TV Globo); o Conselheiro Waldeck Carneiro (Ex-Diretor da Faculdade de Educação da UFF, Vererador e Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia da cidade de Niterói(RJ)  e a Conselheira Marilda Correa Ciribelli, Diretora do IHGB - Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 


Ao longo de nossa história institucional promovemos diversos projetos de grande impacto social apoiados pela Iniciativa Privada ou pelo Poder Público como a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro; a Secretaria Municipal de Cultura de Niterói; a Fundação para a Infância e a Adolescência (FIA); a Secretaria Municipal de Educação de Niterói (RJ), a SUDERJ - Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro entre outras. Na foto um de nossos Núcleos de atividade quando da realização de um dos Saraus Lítero-Musicais com presença de representantes comunitários e membros da área cultural.

Nosso Instituto se encontra sempre aberto para a oficialização e parcerias que objetivem a promoção de cursos e eventos nas áreas da Educação:(Ambiental; Capacitação de Mão de Obra para o Mercado de Trabalho; Atualização de Professores;...), da Cultura, do Ambiente; e Sustentabilidade, do Civismo entre outros segmentos do conhecimento. Pessoas física ou jurídicas interessadas em apresentar suas propostas podem marcar uma reunião através de nosso e-mail institucional: ifec@ifec.org.br bem como do telefone de nossa Sede Administrativa: (21) 2610-0953 ( de segunda à sexta das 10h às 17h).

Nosso Instituto Interamericano que é oficialmente afiliado ao Forum Nacional de Proteção e Defesa da Vida Animal, procura sempre através de ações diretas ou colaborando com iniciativas idôneas, atuar em favor da vida digna para os animais. Solicitamos a todos que possam colaborar doando ração ou remédios que entrem em contato conosco para que possamos orientar acerca de com quais instituições idôneas podem estabelecer contato para doar estes fundamentais materiais que são urgentíssimos frente a grande quantidade de animais doentes e abandonados bem como atuarem enquanto voluntários junto a seus grupos e instituições sérias de ajuda. Instituições e grupos que desejem se cadastrar em nosso banco de dados para serem contemplados com auxílio direto por parte dos cidadãos e instituições podem fazê-lo através de nosso e-mail: ifec@ifec.org.br.


Como ocorre, anualmente, nosso Instituto e o INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social promovem ações em comum objetivando sensibilizar os cidadãos (pessoas físicas e jurídicas) para que atuem a nível da observância dos corretos direitos trabalhistas de forma consciente. Assim, os interessados podem estabelecer contato através de nosso e-mail institucional (ifec@ifec.org.br) e solicitar uma reunião em nossa Sede Administrativa. Na foto, uma de nossas ações, no caso, Curso de Formação de Agentes da Cidadania que conta desde sua primeira versão no ano de 2005 com a presença permanente do PEP-INSS (a próxima versão deste Curso que é inteiramente gratuito ocorrerá no segundo semestre de 2013, sendo importante a reserva de vagas, frente a grande procura que sempre ocorre).