domingo, 23 de junho de 2013

IFEC Comemora 11 Anos!


É com muita felicidade que neste ano de 2013 o IFEC comemora seus 11 anos, totalmente dedicados a um mundo melhor, trabalhando junto a sociedade e por ela, nas áreas de educação, tecnologia, ciência, direitos humanos, direitos dos animais e sustentabilidade. Veja algumas de nossas ações para esse ano:


Neste ano de 2013, o IFEC, comemora os 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e esta comemoração, começa com a divulgação de mais um cartaz-campanha, que neste ano é sobre Direitos Humanos. Este cartaz conta com a grife de importante e respeitadas instituições, são elas: ONU, Imprensa oficial do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Estadual de Educação, UPPES (União dos Professores Públicos no Estado-Sindicato), ABE (Associação Brasileira de Educação), FAMATH, UNU (Universidade das Nações Unidas), Grupo Folha Dirigida. Ainda este ano, mais precisamente em setembro, o IFEC estará realizando na sede de nossa Parceira ONU na cidade do Rio de Janeiro/ UNIC-Rio, seletíssima palestra sobre o tema Direitos Humanos.


No dia mundial do Meio Ambiente, o IFEC, participou a convite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo, do Dia Mundial do Meio Ambiente, com um estande na Praça Municipal Luiz Palmier, este evento contou com participação de grande público, o IFEC distribuiu materiais, que incluem a cartilha de Educação Ambiental e Cidadania e cartazes-campanha com tema ambiental. Na foto, voluntária do IFEC, professora Martha Christina Cunha, entregando material a visitantes de nosso estande.


Registramos momento muito importante no qual nosso Instituto esteve em encontro com representantes do Poder  Público de nosso Município vizinho, São Gonçalo. Na foto da esquerda para a direita  Janete Nasareth (Coordenadora das Mulheres do Salgueiro), Marco Manhães (Coordenador da Agenda 21), e Cristiane Duarte (Secretária Geral do IFEC)  e o Sr.Leandro Bastos (Chefe de Gabinete do Prefeito de SG).

OBS:   QUANTO AS MANIFESTAÇÕES QUE OCORREM EM TODO O BRASIL (2013) Desde o ano de 2002, quando de nossa fundação, nosso Instituto Interamericano tem procurado colaborar, efetivamente, para a construção de uma cidadania plena, qual seja, aonde os valores maiores da democracia, da ética, do humanismo, da sustentabilidade, da Educação de qualidade; da Educação Ambiental; do acesso capacitação profissional e ao emprego digno; da inclusão social e da espiritualidade, sejam os grandes "nortes" para a construção de uma sociedade justa, igualitária e que saiba relacionar a cultura humana com a convivência justa e digna com as demais espécies existentes (flora/fauna) e a Natureza como um todo. Acreditamos ser um direito democrático e constitucional o cidadão se manifestar e se mobilizar a favor ou contra iniciativas do Poder Público em qualquer instância que seja bem como em causas que considere que de alguma forma seus direitos estão sendo de alguma forma atingidos. No entanto, como sempre afirmamos existem direitos e deveres e,dentro desta salutar "equação democrática", entendemos que da mesma forma que os cidadãos do Bem devem ser protegidos para manifestar, não aceitamos sob nenhuma hipótese os baderneiros e transgressores que se enquadram como "marginais" ao atingirem pessoas verbal ou fisicamente ou ao atentarem contra os patrimônios público e privado; na verdade se infiltram para desmoralizar o cidadão que procura de forma ordeira se posicionar acerca de tema/temas que o esteja incomodando. O Brasil muito lutou pela Democracia e devemos a preservar observando a Lei e procurando através, justamente, dos "mecanismos democráticos" fazermos valer nossas formas de pensar e sempre lembrando, reforçamos: os cidadãos possuem direitos e deveres, portanto, devemos respeitar uns aos outros num clima pacífico e de pertinência das proposições que se apresentem e aproveitar o momento para uma detida avaliação acerca do processos eleitoral que se aproxima(2014) e aí, sim, a manifestação, mais uma vez sendo amplamente democrática e livre através do direito universal do voto único e intransferível o cidadão sacramentar seus anseios justos e éticos através de sua escolha consciente dos candidatos que se tornarão as autoridades que estarão a gerir os destinos de nosso país em diversas instâncias. O fundamental é entendermos e considerarmos que somos todos filhos de nossa amada pátria, o Brasil e é a este país que todos nós devemos devotar nossa estima e esforços para a construção de uma sociedade, repetimos: justa, igualitária e democrática!