sábado, 12 de dezembro de 2015

MANTENHA-SE ATUALIZADO ATRAVÉS DE NOSSO BLOG DO IFEC

MANTENHA-SE ATUALIZADO ATRAVÉS DE NOSSO BLOG DO IFEC

PERMANENTEMENTE MANTEMOS O NOSSO BLOG DO IFEC - INSTITUTO INTERAMERICANO, ATUALIZADO E, ATRAVÉS DELE, PODE-SE TER A CIÊNCIA DE NOSSAS PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE O ANO E ATUAIS; ASSIM, ACESSEM PERIODICAMENTE:
institutointeramericano.blogspot.com.br
OBSERVAÇÃO: IGUALMENTE, NOSSO BLOG PODE SER ACESSADO QUANDO SE ENTRA NA PÁGINA DE NOSSO SITE: www.ifec.org.br (SE ENCONTRA AO FINAL DA PÁGINA NO CANTO ESQUERDO).
Empresas e autoridades podem colaborar com nosso projetos e usufruírem do fato de colaborarem com a melhoria da qualidade de vida!


IFEC: PROFUNDA REFLEXÃO HUMANA DO PAPA FRANCISCO!

INDEPENDENTE DA RELIGIÃO DE CADA UM SE RECONHECE A LIDERANÇA MORAL, ÉTICA E ESPIRITUAL DO SANTO PADRE FRANCISCO...ESTAS SUAS PALAVRAS DEMONSTRAM HUMANISMO E ESPIRITUALIDADE: SENTIMENTOS TÃO ESSENCIAIS E NECESSÁRIOS EM NOSSO TEMPO!

O Papa Francisco é realmente especial! Veja o que ele fala sobre a Construção do Ser e sobre o Perdão:

"Durante a nossa vida causamos transtornos na vida de muitas pessoas, porque somos imperfeitos.
Nas esquinas da vida, pronunciamos palavras inadequadas, falamos sem necessidade, incomodamos. Nas relações mais próximas, agredimos sem intenção ou intencionalmente. Mas agredimos.
Não respeitamos o tempo do outro, a história do outro. Parece que o mundo gira em torno dos nossos desejos e o outro é apenas um detalhe.
E, assim, vamos causando transtornos. Esses tantos transtornos mostram que não estamos prontos, mas em construção. 
Tijolo a tijolo, o templo da nossa história vai ganhando forma. O outro também está em construção e também causa transtornos. E, às vezes, um tijolo cai e nos machuca.
Outras vezes, é o cal ou o cimento que suja nosso rosto. E quando não é um, é outro.
E o tempo todo nós temos que nos limpar e cuidar das feridas, assim como os outros que convivem conosco também têm de fazer.
Os erros dos outros,
os meus erros.
Os meus erros,
os erros dos outros.
Esta é uma conclusão essencial: todas as pessoas erram. A partir dessa conclusão, chegamos a uma necessidade humana e cristã: o perdão. Perdoar é cuidar das feridas e sujeiras. É compreender que os transtornos são muitas vezes involuntários. Que os erros dos outros são semelhantes aos meus erros e que, como caminhantes de uma jornada, é preciso olhar adiante.
Se nos preocupamos com o que passou, com a poeira, com o tijolo caído, o horizonte deixará de ser contemplado. E será um desperdício.
O convite que faço é que você experimente a beleza do perdão. É um banho na alma! Deixa leve!
Se eu errei, se eu o magoei, se eu o julguei mal, desculpe-me por todos esses transtornos…
Estou em construção!"

IFEC DESDE 2002 PROMOVENDO HUMANISMO E CIDADANIA

IFEC DESDE 2002 PROMOVENDO HUMANISMO E CIDADANIA

Desde nossa fundação nos idos do ano de 2002, nosso Instituto Interamericano (www.ifec.org.br), Entidade Filantrópica, objetiva melhorar a vida dos seres humanos e promover o respeito a todas as espécies da fauna e da flora bem como ao Ambiente Natural...assim, através de nossas publicações, projetos, palestras, entre outras incontáveis ações nesta mais de década de intensa e contínua ação direta ou através de ações conjuntas com nossos parceiros, vimos sempre promover valores maiores que melhorem a Vida; assim aqui achamos pertinente neste momento de tanta negatividade passar esta mensagem abaixo para que, consigamos todos juntos, superarmos em nossas vidas privadas e em nossa vida social os atuais e sérios contratempos que nossa sociedade mundial e nacional em especial vive, com positividade, humanismo e espiritualidade!

CHANCELER DO IFEC VISITA O PRESIDENTE DA IMPRENSA OFICIAL

CHANCELER DO IFEC VISITA O PRESIDENTE DA IMPRENSA OFICIAL

Desde o ano de 2005 que a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro tem sido parceira de nosso Instituto Interamericano (IFEC), sobretudo a partir da presidência do renomado jornalista Haroldo Zager (uma referência na Área do Jornalismo).
Assim sendo, fruto desta parceria, mais de 170 mil cidadãos diretamente tiveram acesso a materiais de fundamental importância na formação cidadã,cultural, ambiental e educacional, além da quantidade incontável de tantos outros que, através das campanhas desenvolvidas com os já reconhecidos "Cartazes-Campanha do IFEC, tiveram acesso a informações estratégicas para a qualidade de vida societária.
Por este motivo, na tarde desta quinta-feira, dia 10 de dezembro de 2015, o Chanceler do IFEC, Dr. Stelling, visitou o presidente da Imprensa Oficial para agradecer todo apoio com nosso Instituto Interamericano e, por extensão, à causa Social, momento no qual os dirigentes reforçaram os laços entre as duas instituições objetivando importantes ações para o ano vindouro de 2016!

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

IFEC LEMBRA DIA 10 DE DEZEMBRO:
DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro.
10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal do Direitos Humanos como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas. Com esse ato, mais do que celebrar, a ONU visava destacar o longo caminho a ser percorrido na efetivação dos preceitos da declaração.
A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
Comemoração do Dia dos Direitos Humanos
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.
O dia 10 de dezembro é também marcado pelo entrega do Prêmio Nobel da Paz.
Os cidadãos e as entidades que desejarem podem sempre solicitar, por exemplo, entre outros materiais que gratuitamente distribuímos a Cartilha "Lei e Cidadania" bem como o Cartaz-Campanha DIREITOS HUMANOS (site:www.ifec.org.br / e-mail: ifec@ifec.org.br )
Desde nossa fundação do IFEC nos idos de 2002, o tema Direitos Humanos faz parte de nosso ideário para a construção de uma Cidadania sólida e democrática; na foto palestra promovida pelo IFEC em parceria com a ONU (no próximo ano, 2016, já estaremos indo para 12 anos de parceria permanente) realizada no Palácio do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) no auditório UNIC-RIO (Representação Oficial da ONU).

SOLENIDADE DE ENTREGA DO TÍTULO INTELECTUAL DO ANO E DA COMENDA IFEC DE CULTURA.

SOLENIDADE DE ENTREGA DO TÍTULO INTELECTUAL DO ANO E DA COMENDA IFEC DE CULTURA.

Foi com assistência numerosa que ocorreu na manhã de ontem,dia 05 de dezembro de 2015, nas dependências da histórica Academia Fluminense de Letras (97 anos de tradição), a organizada pelo IFEC a entrega dos prêmios: INTELECTUAL DO ANO e da COMENDA IFEC DE CULTURA.
A partir deste ano de 2015, o IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (www.ifec.org.br) estará promovendo a entrega conjunta das duas premiações e o agraciado estará sendo escolhido através de democrática eleição do Colégio Eleitoral de instituições culturais de alta representatividade do nosso cenário fluminense.
A personalidade cultural eleita neste ano de 2015, é a Professora Doutora Márcia Maria de Jesus Pessanha (com currículo ímpar nas áreas educacional e cultural) e, tendo a frente o nosso Presidente-Chanceler do IFEC, Prof. Dr. Raymundo Nery Stelling Júnior, o Título INTELECTUAL DO ANO foi entregue pelo agraciado de 2014, Acadêmico Sandro Rebel e o patrono do título, Acadêmico Carlos Mônaco (Conselheiro Consultivo Vitalício do IFEC) e a COMENDA IFEC DE CULTURA (instituída neste ano) foi entregue pelo Chanceler junto com o patrono da Comenda, Acadêmico Dr. Waldenir de Bragança (Conselheiro Consultivo Vitalício do IFEC).

IFEC AGRADECE AO SEU HISTÓRICO VOLUNTARIADO (Desde 2002).

IFEC AGRADECE AO SEU HISTÓRICO VOLUNTARIADO (Desde 2002).

Neste dia 05 de dezembro, vimos agradecer ao Voluntariado do IFEC, movimento que começou nos idos de 2002 e que até hoje nos possibilita enriquecermos nossas ações junto à sociedade; a todos vocês que direta e/ou indiretamente colaboram conosco em nosso Voluntariado, nossa permanente gratidão e nosso eterno reconhecimento!

IFEC EM EVENTO COMUNITÁRIO SÃO GONÇALO - RJ

SÁBADO, DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2015, OCORRERÁ EVENTO COMUNITÁRIO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO, APOIADO PELO IFEC.

DIRETOR GERAL E PRESIDENTE CHANCELER DO IFEC EM REUNIÃO

DIRETOR GERAL E PRESIDENTE CHANCELER DO IFEC EM REUNIÃO

Este ano de 2015 tem sido um ano de grandes avanços para o Instituto Interamericano (www.ifec.org.br) que se tornou uma Entidade Filantrópica e, dentro de todo este processo de reengenharia/reestruturação institucional, o Dr. Stelling (Presidente Chanceler, na foto à direita) convidou para assumir a Direção Geral do IFEC, Dr. Jorge Flores, que possui vasta e reconhecida experiência nas áreas administrativa, financeira e de auditoria.
Para o ano de 2016 muitas novidades estarão consolidando a marca IFEC nos âmbitos nacional e internacional nas áreas da assistência social, cultural, educacional (inclusive profissional e ambiental), sustentabilidade e de mídia.

PROJETO DO IFEC "CEGONHAS DE LUZ" BENEFICIA MAIS GESTANTES

PROJETO DO IFEC "CEGONHAS DE LUZ" BENEFICIA MAIS GESTANTES

Mais uma ação social de nosso Instituto Interamericano, o PROJETO CEGONHAS E LUZ, beneficiou mais gestantes carentes com a entrega de bolas de materiais de qualidade para seus filhos que em breve estarão entre nós, no Município de Itaboraí - RJ.
A entrega foi feita pela Profa. Martha Christina Lopes da Cunha, Diretora do IFEC que palestrou acerca da importância da Maternidade e, na foto, algumas beneficiadas.
O Evento aconteceu no MAAI - Movimento de Mulheres Artesãs de Itambi (Município de Itaboraí - RJ), juntamente com o Fórum Permanente de Mulheres de Itaboraí e também da Associação de Moradores local.

IFEC: PARCEIRO COMUNITÁRIO EM NOSSA SEDE ADMINISTRATIVA

DIRETORA DE PROJETOS INSTITUCIONAIS RECEBE PARCEIRO COMUNITÁRIO EM NOSSA SEDE ADMINISTRATIVA

Nesta semana, a Profa. Martha Christina Lopes da Cunha , Diretora de Projetos Institucionais do IFEC, recebeu em nossa Sede Administrativa, o nosso parceiro Nelson, representante do Projeto Biblioteca Comunitária Visconde de Sabugosa que se localiza do Bairro de Jardim Catarina (maior bairro da América Latina) que se situa no Município de São Gonçalo.
Na pauta a continuidade de nossa ação parceira para o ano de 2016 aonde diversas ações de teores educacional, cultural e social irão ocorrer beneficiando crianças, adolescentes, adultos.

IFEC: CONVITE NOSSO GRANDE EVENTO LITERÁRIO 2015

IFEC E PESTALOZZI ASSINAM ACORDO DE AMPLA COOPERAÇÃO

IFEC E PESTALOZZI ASSINAM ACORDO DE AMPLA COOPERAÇÃO

Na data de ontem, dia 25 de novembro de 2015, foi assinado um instrumento de AMPLA COOPERAÇÃO - na Sede da APN - Associação Pestalozzi de Niterói, desta instituição, com o IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência.
O documento foi celebrado com a presença de representantes da Direção da PESTALOZZI, tendo a frente seu Diretor Geral, Prof. Dr. José Raymundo Martins Romeo e pelo IFEC, o Presidente-Chanceler, Prof. Dr. Raymundo Nery Stelling Júnior e o Diretor Geral do IFEC, Dr. Jorge Flores dos Santos.
Na foto, os presentes na Solenidade de assinatura do instrumento de AMPLA COOPERAÇÃO entre a PESTALOZZI e o IFEC.

REUNIÃO TÉCNICA NA SEDE ADMINISTRATIVA DO IFEC

REUNIÃO TÉCNICA NA SEDE ADMINISTRATIVA DO IFEC

Ocorreu na data de hoje, dia 25 de novembro de 2015, reunião técnica na Sede de nosso Instituto Interamericano, objetivando planejamento de ações para o ano de 2016.
Na foto. a partir da esquerda, Prof. Jorge Flores (Diretor Geral do IFEC); Prof. Stelling (Presidente-Chanceler do IFEC); Profa. Carla Tavares (Empresária e histórica parceira do IFEC) e o Senhor Claudemir (Contador do IFEC).

NA SEDE DO IFEC SEC. MUN. MEIO AMBIENTE DE SÃO GONÇALO

IFEC RECEBE EM SUA SEDE ADMINISTRATIVA, O SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO, RICARDO HARDUIM

Na data de hoje, quarta-feira, dia 25 de novembro de 2015, tivemos o prazer de receber em nossa Sede Administrativa do IFEC (Niterói-RJ), o Biólogo, Prof. Ricardo Harduim, Secretário de Meio Ambiente do município de São Gonçalo.
Na pauta, ações conjuntas na área da Educação Ambiental, área na qual o IFEC sempre se engajou e que entre outras situações pertence ao CNEA - Cadastro Nacional de Entidades Ambientais; ao Forum Nacional de Proteção de Defesa Animal; faz parte do Conselho do PESET - Parque Estadual da serra da Tiririca; presente na Comissão de educação ambiental da OAB-Niterói; já promoveu na Representação da ONU, (Palácio Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores) , palestras de relevante teor ambiental em quatro anos diferentes; lançou na Representação da ONU pelo menos cinco Cartazes-Campanha de teor Ambiental e já produziu com apoio da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro duas cartilhas de educação ambiental: "Cartilha de Educação Ambiental e Cidadania" e " Cartilha "Educação Ambiental: Contribuições para Diálogos e Saberes".
Há anos instituímos o NEA-IFEC (Núcleo de Educação Ambiental) sob a direção da Gestora Ambiental e Mestre em Educação, Anne Kassiadou, promovendo várias palestras , distribuição de materiais institucionais e participando de campanhas e movimentos sérios em defesa do Ambiente.
Na foto a partir da esquerda, Ricardo Harduim (Secretário de Meio Ambiente de São Gonçalo); Prof. Jorge Flores (Diretor Geral do IFEC); Professor William (Coordenador de Projetos Especiais do IFEC) e o Prof. Stelling (Presidente-Chanceler do IFEC).

IFEC LEMBRA: SOS MINAS GERAIS

IFEC LEMBRA: SOS MINAS GERAIS

O IFEC - Instituto Interamericano, tem atuado através de seus amigos e parceiros (pessoas físicas e jurídicas) colaborar com a dificílima situação que se encontra esta área do Estado de Minas Gerais frente aos danos assustadores causados para a Vida sob todas as suas formas; solicitamos que todos que puderem igualmente colaborem dentro de suas possibilidades e contatos, pois, a situação, de fato, é alarmante!

ALERTA: ÁGUA ARMAZENADA NO SUBSOLO DO PLANETA É FINITA

ALERTA: ÁGUA ARMAZENADA NO SUBSOLO DO PLANETA É FINITA

O IFEC já há anos procede ao alerta acerca da defesa do patrimônio Hídrico de nosso planeta Terra, inclusive com ações como Palestra na ONU (UNIC-Rio no Palácio Itamaraty - Ministério das Relações Exteriores) acerca do tema; Campanha impressa e pela mídia digital com distribuição de Cartazes e Cartilhas; com nossos materiais distribuídos pela Procuradoria Geral da República em São Paulo em grande Seminário por ela organizado, entre outras ações.
ALERTA:
O volume total de água armazenada no subsolo do planeta é estimado em 23 milhões de km³. Seria o suficiente para cobrir toda a superfície da Terra com uma camada de 180 metros de profundidade.
Essa foi a conclusão de um estudo conduzido por pesquisadores canadenses e publicado na revista científica Nature Geoscience.
Mas apenas 6% dessa água é própria para consumo humano. Isso porque a chamada água "moderna" presente no subsolo está próxima da superfície e pode ser extraída ou usada para complementar recursos localizados acima do solo, em rios e lagos.
"Esta é a água que é renovada mais rapidamente ? na escala de vida humana", explicou Tom Gleeson, da Universidade de Victoria, no Canadá, responsável pelo estudo.
"Ao mesmo tempo, é a mais sensível a mudanças climáticas e contaminação humana. Trata-se, portanto, de um recurso vital que precisa ser melhor gerenciado."
RESERVAS:
O mapa mostra a distribuição da água moderna presente no subsolo ao redor do mundo. As manchas em azul escuro mostram onde ela é renovada rapidamente. Em tom mais claro, a água mais antiga, que em sua maioria está estagnada e não pode ser renovada.
"As características dessa água antiga variam muito", disse Gleeson à BBC News. "Em alguns lugares, é muito profunda. Em outros, não. Em muitos lugares, ela é de má qualidade e pode ser mais salina que a água do mar, além de ter metais e outros componentes químicos dissolvidos nela e que teriam de ser tratada antes de se tornar potável ou usada na agricultura."
Isso torna ainda mais importante as reservas modernas e a necessidade de administrá-las de forma sustentável, alertam os cientistas.

IFEC ALERTA PARA CALAMIDADE NA VIDA DO PLANETA TERRA

IFEC ALERTA PARA CALAMIDADE NA VIDA DO PLANETA TERRA

Infelizmente muito ouvimos falar e pouco, de fato, se faz em prol de evitarmos a extinção de numerosas espécies...não importa se as mesmas que correm perigo estejam próximas ou distantes de nós, mister se torna que o ser humano tenha a visão numa escala planetária e perceba que TEMOS QUE AGIR (já nos encontramos atrasados); nosso Instituto utiliza desde 2002 seus meios possíveis para colaborar divulgando, sensibilizando, conscientizando acerca da importância da defesa da vida em nossa única "casa", o Planeta Terra, lembrando que "interesses" não podem ser alçados ao patamar superior do DIREITO DE VIDA do Ambiente Natural e de todas as formas de vida (fauna e flora) que foram Criadas por Deus!
Minimamente podemos estabelecer uma grande "corrente" que divulga, cada um através de suas possibilidades (pessoais e/ou profissionais) o que ocorre e assim mantermos um "fluxo" de informações permanentes que alertam a todos e a todo tempo do que ocorre e como tantas espécies estão no caminho certo da extinção!
De acordo com estimativas recentes, vastas áreas do arquipélago ártico canadense não terão gelo durante mais de cinco meses por ano até o final do século
CORREIOBRAZILIENSE.COM.BR|POR CORREIO BRAZILIENSE

NA SEDE ADMINISTRATIVA DO IFEC

NA SEDE ADMINISTRATIVA DO IFEC

Registro de momento que ocorreu na Sede Administrativa do IFEC, quando entre outras falas, ouvimos a palavras do Presidente de nosso Conselho Consultivo Vitalício, Prof. Jovenal Alcantara Gomes e tivemos o prazer da presença do Presidente da Comissão de Educação da ALERJ - Assembléia Estadual do Rio de Janeiro, Deputado Comte Bittencourt.

DIA 19 DE NOVEMBRO: DIA DA BANDEIRA NACIONAL!

DIA 19 DE NOVEMBRO: DIA DA BANDEIRA NACIONAL!

Perto desta data, 19 de novembro todo ano, o nosso Instituto é procurado para doarmos uma de nossas cartilhas da Série: "Cartilhas da Cidadania do IFEC", no caso, a CARTILHA DE SÍMBOLOS E HINOS NACIONAIS e o fazemos com o maior prazer posto desde o ano de 2002 sermos uma das principais instituições promotoras dos valores cívicos a favor de uma cidadania responsável, ética, lega e pró-ativa a favor do Bem Comum!
E AQUI REGISTRAMOS NOSSA PARCERIA DESDE O ANO DE 2005 COM O GOVERNO DO ESTADO DO rIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO QUE ABRAÇOU ESTE NOSSO PROJETO E, DESDE ENTÃO MAIS DE 160 MIL UNIDADES DE CARTILHAS CÍVICAS, CULTURAIS E AMBIENTAIS FORAM DISTRIBUÍDAS DISSEMINANDO OS VALORES MAIORES DE UMA SOCIEDADE JUSTA, DEMOCRÁTICA, CULTA E C
A BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA:
Fonte: Agência Brasil noticias@band.com.br
Hasteada nos mais distintos locais, a Bandeira Nacional, um dos principais símbolos do Brasil, reúne uma série de detalhes obrigatórios que devem ser obedecidos, de acordo a com a legislação.
O tamanho, a precisão nas cores, a disposição das estrelas e da faixa central devem ser seguidos à risca, assim como a forma como ela é homenageada e guardada. O 19 de novembro foi instituído Dia da Bandeira em 1889, logo depois da Proclamação da República.
No ensino fundamental, são obrigatórias as aulas sobre os símbolos nacionais, mas os historiadores defendem a ampliação da discussão sobre o tema. Eles sugerem que assuntos relativo aos símbolos – a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional –, como as razões que os motivaram, sejam aprofundados.
O coordenador do Departamento de História do Uniceub (Centro Universitário de Brasília), professor Deudedith Rocha Júnior, disse que é essencial ensinar aos estudantes não apenas os aspectos visuais, técnicos e simbólicos, mas, sobretudo, o que representam os símbolos e porque são importantes.
“Os símbolos nacionais representam um marco da identidade brasileira. Cada um tem seu significado e importância. A Bandeira Nacional, por exemplo, passou por várias etapas para chegar à atual. O sentido de nação está diretamente ligado aos símbolos, mas também é importante observar que as mudanças na sociedade fazem com que eles sejam redesenhados”, explicou o historiador.
Para ele, eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 podem ser usados como incentivos à discussão. “O ritual de hastear a Bandeira Nacional, de cantar os hinos [Nacional e da Bandeira Nacional] é importante, mas é interessante também que cada um que participa da situação conheça e reconheça nos símbolos algo que diga respeito a si”, acrescentou o professor.
Em Brasília, a principal cerimônia envolvendo o assunto é a da troca da Bandeira Nacional, que ocorre a cada primeiro domingo do mês. No próximo dia 2, às 9h, a Marinha será responsável pela solenidade, pois há um sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o governo do Distrito Federal na coordenação do evento.
No dia da cerimônia, a Bandeira Nacional é hasteada no mastro da Praça dos Três Poderes. Com 280 metros quadrados, a bandeira é a maior do país.