quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A PARTIR DESTE ANO DE 2015 O IFEC SE TORNA RESPONSÁVEL PELA HOMENAGEM CONJUNTA: "INTELECTUAL DO ANO" E "COMENDA IFEC DE CULTURA"

Objetivando eternizar na memória coletiva e em nossos corações justas homenagens já ocorridas e a ocorrer por cidadãos que de forma ímpar atuaram e/ou atuam em sua lida diária a favor de nossa Cultura, vimos informar que nosso Instituto passou a administrar a organização da tradicional premiação intitulada INTELECTUAL DO ANO e, assim sendo, solicitou a ímpar gentileza das instituições referenciais da Cultura Fluminense, portanto, para nossa honra, associadas permanentes, naturais e obrigatórias, sediadas em nossa cidade de Niterói para que, dentro de um espírito coletivo, pudéssemos identificar a personalidade da área cultural que merece ser agraciada pelo referido prêmio; outrossim, instituímos a COMENDA IFEC DE CULTURA que será entregue conjuntamente e que confere aos agraciados pelo título supracitado, o Grau de Comendador.
Este o vigésimo nono ano desta renomada premiação, momento no qual será entregue a primeira comenda do IFEC e, no próximo ano, ao completar a premiação, três decênios de história, todos os agraciados anteriormente pelo título Intelectual do Ano ainda presentes nos quadros institucionais, serão igualmente agraciados com a Comenda.
Assim sendo, na Sede Administrativa de nosso Instituto Interamericano (FOTO ABAIXO MOMENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO AO FINAL DO ENCONTRO EM NOSSA SALA DE REUNIÕES), em reunião ocorrida, na data de ontem, dia vinte e nove de setembro de dois mil e quinze, no horário das quinze horas, fizeram-se presentes representantes acadêmicos e /ou diretores de todas as instituições convidadas, como identificado acima, referenciais de nossa Cultura, quais sejam: Academia Fluminense de Letras (Sávio Soares de Souza); Academia Niteroiense de Letras (Leda Mendes Jorge); Cenáculo Fluminense História e Letras (Matilde Conti); Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (Heraldo Mesquita); Centro Cultural Maria Sabina (Neide de Barros Rego); Associação Niteroiense de Escritores (Leda Mendes Jorge); União Brasileira de Trovadores (Sávio Soares de Souza) e Círculo Monárquico Dom Pedro II (Francisco Tomasco de Albuquerque).
A reunião ocorreu em clima fraterno e amplamente democrático para que todas estas instituições associadas, após pleno debate entre seus representantes pudessem externar o pensamento do egrégio coletivo presente e, assim sendo, definiu-se que:
1. A entrega do Título Intelectual do Ano e da Comenda Cultura IFEC ocorrerá no primeiro sábado do mês de dezembro em local e horário a ser comunicado oportunamente.
2. O Título Intelectual do Ano passa a ter como Patrono o seu grande incentivador, Livreiro Carlos Mônaco.
3. A Comenda Cultural IFEC tem como seu Patrono um dos grandes referenciais de nossa cultura, Acadêmico Dr. Waldenir de Bragança.
4. A Personalidade cultural agraciada neste ano de 2015 é a Acadêmica Márcia Maria de Jesus Pessanha.
Parte superior do formulário






CHANCELER DO IFEC SE PRONUNCIA NA CÂMARA MUNICIPAL

No último dia 28 de setembro, segunda-feira passada o nosso Presidente-Chanceler do IFEC, Prof. Dr. Stelling (fofo abaixo), foi convidado a falar na solenidade que ocorreu na Câmara Municipal de Niterói alusivo ao sucesso que há anos ocorre do PROJETO ESCOLA DA DEMOCRACIA (que atende a 100 estudantes das redes privada e pública, propiciando uma "vivência" da vida parlamentar, portanto de alto valor cidadão) e no qual, à convite do Presidente da Câmara Paulo Bagueira, o IFEC participa com a doação de nossos materiais institucionais desde a primeira versão.