segunda-feira, 20 de abril de 2015

FERIADO DE TIRADENTES - 2015


FERIADO DE TIRADENTES - 2015

                   Dentro da proposta (de nosso Instituto Interamericano - IFEC) de valorização da Cidadania vimos aqui, ABAIXO NESTA MENSAGEM, relembrar alguns aspectos alusivos a data que amanhã estará sendo comemorado no Calendário Cívico Brasileiro mas, sempre lembramos que, o bom cidadão deve sempre ler e observar as questões com uma grande dose de criticidade porém , uma criticidade que o leve a uma postura de ordem Legal, Humanitária, Fraterna e comprometida com o bem estar da sociedade como um todo...tiremos de tudo lições de vida e as transformemos, positivamente , a favor do próximo, da comunidade humana, animal e do meio ambiente. (www.ifec.org.br).

                      Na verdade, o feriado de Tiradentes apenas surgiu na primeira república, com o Marechal Deodoro da Fonseca. Esta foi uma das formas encontradas pelo governo de dar prosseguimento ao regime positivista de constituição republicana. O lema "Ordem e Progresso" seria contrário à subversão iniciada por Tiradentes e seus correligionários na Vila Rica (atual Ouro Preto). O movimento incitado pelos revolucionários era apenas um protesto contra a cobrança do "quinto", da "derrama" e de outros impostos imperiais. Entretanto, ganhou conotação política com a participação de gente importante da época, como Antônio de Albuquerque e Alvarenga Peixoto. Tiradentes era um dos 11 setenciados à morte, mas como era o mais pobre dos devedores e teve sua execução em praça pública, com esquartejamento (usado apenas em crimes de ofensa à imagem da coroa), Joaquim José da Silva Xavier, militar, alferes, mercador e dentista foi elevado pelo regime positivista ao posto de "mártir" e o dia de sua execução passou a ser tomado como um dos mais importantes dias para a "ordem" e o "progresso" republicano e para o orgulho nacional que a Primeira República tentava resgatar.

Fonte(s):
www.historianet.com.br; "História do Brasil"; "Almanaque Abril" "Almanaque Terra"
Empresas e autoridades podem colaborar com nosso projetos e usufruírem do fato de colaborarem com a melhoria da qualidade de vida!
IFEC.ORG.BR