sábado, 7 de setembro de 2013

IFEC: Dia da Independência e Seminário de Direitos Humanos!!


    IFEC Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência.

     Neste dia 7 de setembro, dia em que comemoramos a Independência política de nosso Brasil, devemos relembrar com reverência todos aqueles brasileiros que através de nossa história pátria lutaram e se sacrificaram nos mais diversos campos das atividades e do conhecimento humanos em prol de um país livre e democrático.

     Certamente que muito ainda há para se fazer, porém, devemos com altivez, fé em Deus e lealdade á nossa Nação continuarmos a atuar de forma ética para a construção progressiva de uma sociedade mais igualitária com justas oportunidades para todos!
 
 
IFEC promove seminário sobre Direitos Humanos – setembro de 2013
 
O Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (IFEC), junto com o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC-Rio), promove no dia 18 de setembro uma palestra em comemoração aos 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


O evento ocorrerá no Palácio Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), sendo a palestra proferida pelo eminente jurista e Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da OAB-Niterói, Dr. Valdir Costa.

As inscrições são totalmente gratuitas, porém limitadas devido a capacidade do local, e podem ser feitas pelo e-mail ou pelo telefone do IFEC. No final do evento haverá ainda espaço aberto para perguntas e opiniões dos participantes.

O encontro pretende debater sobre a importância dos Direitos Humanos no Brasil, se realmente vem sendo aplicado durante esses 65 anos, como se encontra hoje e quais avanços ocorreram de lá pra cá.
 
Segundo o Chanceler do Instituto Interamericano, Prof. Dr. Raymundo Nery Stelling Júnior, o encontro procura conscientizar a potenciais multiplicadores a importância da constante publicização e ações voltadas às premissas dos Direitos Humanos.


A promoção do evento faz parte do relançamento da Campanha Anual da parceria ONU-IFEC que nesta versão de 2013 promove a distribuição do Cartaz-Campanha  “65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, que identifica o seu Artigo Primeiro:
 
      : "Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade".
 
Com sua campanha, o IFEC, segundo seu presidente, o Pedagogo, Prof. Leandro Macedo Duarte “pretende resgatar os princípios que regem as relações entre as pessoas, relembrando que o ser humano é um cidadão”.

Ainda em agosto, o IFEC promoveu mais uma versão de seu já renomado Curso de Formação de Agentes da Cidadania (que ocorre desde o ano de 2005, já tendo formado centenas e centenas de cidadãos como “Agentes da Cidadania”, contando com  a participação de importantes instituições como o INSS, a OAB, Grupo Gênesis (Hepatite C) entre outros parceiros, no Centro Comunitário Auxilium, em Santa Rosa, Niterói, momento no qual, igualmente este tema foi trabalho transversalmente à justa medida que os participantes passam a estar mais cientes dos eus direitos e deveres de dos valores humanitários fundamentais e insociáveis promotores de uma sociedade igualitária, justa, baseada no ordenamento jurídico constitucional, democrática e participativa.
 
 O IFEC se constitui num Instituto (Associação Sem Fins Lucrativos de Utilidade Pública Federal  outorgado pelo Ministério da Justiça) que já  caminha para 12 anos de existência e que promove ações de cidadania, valorizando o ser enquanto ser humano livre, a partir da divulgação dos Direitos Humanos e da inclusão social.
 
Realiza diversas ações como distribuição de Cartilhas da Cidadania contando com  mais de 100 mil unidades já distribuídas pelo território nacional brasileiro.

Igualmente atenta para a promoção e implementação de projetos como "Educar para Crescer e Ser", que oferece a jovens de 14 anos a 18 anos de idade incompletos, da rede pública de ensino, oficinas que os ajudam a ingressarem no mercado de trabalho, elaboração de currículos, comportamento em entrevistas de emprego. Também desenvolve ações em espaços de teor educativo e cultural como o Projeto Lítero-Cultural, ministrando minicursos, contribuindo com bibliotecas, acesso à internet e diversas outras atividades.
 
Os eixos centrais de ação do IFEC  são: “Capacitação para o Mercado de Trabalho”; “Cultura, e Cidadania (com ênfase nos aspectos cívicos e folclore nacional) e Sustentabilidade (com ênfase na promoção de campanhas pelo meio ambiente, em defesa dos animais e na educação Ambiental).


Contatos para informações gerais acerca da palestra e de nossas ações bem como apoio às nossas atividades podem ser estabelecidos através:

Nosso site: www.ifec.org.br

Nosso e-mail: ifec@ifec.org.br
 
Nosso Face: IFEC Instituto Interamericano
 
Nosso Blog: institutointeramericano.blogspot.com

Telefone de nossa Sede Administrativa: (21) 2610-0953 (que funciona de segunda-feira á sexta-feira das 10 horas às 17 horas).
 
 
PARTICIPE E APÓIE UMA INSTITUIÇÃO QUE À QUASE DOZE ANOS  PARTICIPA DA HISTÓRIA SOCIAL COM ÉTICA E HUMANISMO!