quarta-feira, 8 de abril de 2015

O IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência,, lança o CURSO DE EXTENSÃO:

EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL: PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS PARA ATUAÇÃO NA ÁREA AMBIENTAL.

Carga Horária 32h

INFORMAÇÕES:

Telefone da Coordenadora: gestora Ambiental Anne Kassiadou (21) 99626-2176

E-mail: ifec@ifec.org.br
Local do Curso: Avenida Amaral Peixoto, 116, quinto andar, Centro Niterói, RJ

OBJETIVOS

O objetivo deste curso é realizar um processo formativo em Educação Ambiental e Gestão Ambiental considerando a necessidade de uma participação qualificada da sociedade civil em todo o processo de gestão dos recursos naturais. Através da realização de atividades formativas, objetiva-se discutir e disseminar conteúdos educacionais de forma que possa despertar o espírito crítico e analítico sobre as questões socioambientais.

PÚBLICO-ALVO

O curso é destinado para estudantes e/ou profissionais que buscam trabalhar com a área de meio ambiente, bem como profissionais que almejam ampliar os conhecimentos sobre Educação Ambiental e Gestão Ambiental.

EMENTA/CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Introdução à Educação Ambiental: princípios, histórico e fundamentos teórico-metodológico: Pretende-se trabalhar com as origens da Educação Ambiental, apresentando um histórico no Brasil e no mundo, os princípios, diretrizes e fundamentos teórico-metodologicos (carga horária: 4h/a).

- Políticas Públicas e Legislação Ambiental: Objetiva-se discutir a legislação ambiental brasileira e conceitos sobre Políticas Públicas: Constituição de 1988; Política Nacional de Meio Ambiente; Código Florestal; Lei dos Crimes Ambientais; Política Nacional dos Recursos Hídricos (Lei das Águas); Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Política Nacional de Educação Ambiental (carga horária: 4 h/a).

- Educação Ambiental em Espaços Formais e Não Formais: no âmbito escolar, no terceiro setor e nas empresas: Pretende-se discutir a Educação Ambiental no âmbito do ensino formal e não formal: o caráter interdisciplinar da Educação Ambiental, as interações entre o conhecimento científico e os saberes populares. Educação Ambiental em Organizações Não-Governamentais (ONG´s, OSCIP´s, Fundações e Instituições). Educação Ambiental praticada nas empresas, Responsabilidade Social Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade (carga horária: 8h/a).

- Educação Ambiental em Unidades de Conservação e Gestão Participativa: Objetiva-se discutir sobre a criação, implementação e gestão de unidades de conservação. Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei do SNUC); Educação Ambiental no âmbito das unidades de conservação; Gestão participativa e inclusão social nessas áreas públicas sob a perspectiva da gestão ambiental pública, as tendências e os desafios atuais. (carga horária: 4h/a)

- Educação Ambiental na Gestão Ambiental e no Licenciamento: Objetiva-se discutir o marco legal da Educação Ambiental na Gestão Ambiental e no Licenciamento Ambiental. Modelos de Programas de Educação Ambiental na Gestão Ambiental no âmbito do Licenciamento Ambiental e as metodologias utilizadas na Educação Ambiental neste contexto. Refletir sobre os conceitos de participação e mobilização social e o papel da Gestão Ambiental Pública e no Licenciamento Ambiental no contexto atual. (carga horária: 4 h/a)

- Materiais impressos, jogos pedagógicos, dinâmicas de grupos em Educação e Gestão Ambiental: Objetiva-se analisar materiais impressos (livros, revistas, cartilhas, panfletos etc), audiovisual, jogos pedagógicos, dinâmicas de grupos e dramatização produzidos para a Educação Ambiental, bem como, refletir sobre a pluralidade de discursos e correntes teóricas e práticas da Educação Ambiental descritas nesses materiais. (carga horária: 4 h/a)

- Elaboração de Projetos educativos socioambientais: Objetiva-se analisar as etapas de elaboração de projetos e analisar casos (exemplos) de projetos exitosos; Construção de um modelo de projeto em Educação ambiental e de Gestão Ambiental; Analisar editais para elaboração de projetos socioambientais. (carga horária: 4 h/a)

Sobre o Curso de Extensão

- O curso possui carga horária total de 32 horas.

- As aulas serão ministradas aos sábados de 08h às 17h.
- Valor: 130,00
- Local das aulas e de inscrição: Rua Amaral Peixoto, 116, 5˚ andar, Centro, Niterói-RJ
- Período de inscrição: 15/04 até 15/05
- Início das aulas: 16/05
- Documentação necessária para matrícula no Curso: 1) cópia do diploma de escolaridade ou certidão de conclusão ensino médio. 2) cópia do RG e do CPF. 4) duas fotos 3x4. 5) cópia do comprovante de residência.
- Para obter o Certificado do Curso de Extensão o aluno deverá cumprir a frequência mínima de 75% da carga horária e ser aprovado na avaliação final.
BIBLIOGRAFIAS
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/educac…/politica-de-educacao-ambiental. Acesso em: 08 de julho 2013.
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CARTA ELOS DE CIDADANIA: a escola pública na gestão ambiental no estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 29 de novembro de 2013. Disponível em <cartaelos.wordpress.com>.
FREIRE, P.. Pedagogia do oprimido. 57 ed.rev. e atual. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2014.
GALLI, A.. Educação Ambiental como instrumento para o desenvolvimento sustentável. Curitiba: Juruá, 2012.
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LOUREIRO, C.F.B.; AZAZIEL,M. FRANCA,N..Educação ambiental e gestão participativa em unidades de conservação / organização Carlos Frederico B. Loureiro, Marcus Azaziel, Nahyda Franca. Rio de Janeiro : Ibase : Ibama, 2003
LOUREIRO, C. F. B. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012.
MARTINEZ-ALIER,J.. O ecologismos dos pobres: conflitos ambientais e linguagens de valoração / tradução: Maurício Waldman. 1.ed. 2˚ reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.
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QUINTAS, J. S.. Introdução à gestão ambiental pública. 2ª ed. revista. – Brasília: Ibama, 2006.
SATO, M; GOMES, G; SILVA, R.. Escola, comunidade e educação ambiental: reinventando os sonhos construindo esperanças. Cuiabá: Gráfica Print, 2013.
TOZONI-REIS, M.F.C. Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição. Ciência & Educação, v.8, nº1, p.83 – 96, 2002.

CORPO DOCENTE

Profa. Anne Kassiadou Menezes - Mestre em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Especialista em Educação Ambiental na Faculdade Candido Mendes e Jardim Botânico do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Gestão Ambiental na Universidade Plínio Leite. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde el Sur – GEASUR/UNIRIO. Diretora do NEA-IFEC (Núcleo de Educação Ambiental do Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência); Consultora de projetos de gestão socioambiental e de educação ambiental em empresas, órgãos públicos e no terceiro setor.

Profa. Rafaela Sampaio Uchôa - Mestrando em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Graduada em Ciências Biológicas na Universidade Santa Úrsula. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde el Sur – GEASUR/UNIRIO.