sábado, 12 de dezembro de 2015

ALERTA: ÁGUA ARMAZENADA NO SUBSOLO DO PLANETA É FINITA

ALERTA: ÁGUA ARMAZENADA NO SUBSOLO DO PLANETA É FINITA

O IFEC já há anos procede ao alerta acerca da defesa do patrimônio Hídrico de nosso planeta Terra, inclusive com ações como Palestra na ONU (UNIC-Rio no Palácio Itamaraty - Ministério das Relações Exteriores) acerca do tema; Campanha impressa e pela mídia digital com distribuição de Cartazes e Cartilhas; com nossos materiais distribuídos pela Procuradoria Geral da República em São Paulo em grande Seminário por ela organizado, entre outras ações.
ALERTA:
O volume total de água armazenada no subsolo do planeta é estimado em 23 milhões de km³. Seria o suficiente para cobrir toda a superfície da Terra com uma camada de 180 metros de profundidade.
Essa foi a conclusão de um estudo conduzido por pesquisadores canadenses e publicado na revista científica Nature Geoscience.
Mas apenas 6% dessa água é própria para consumo humano. Isso porque a chamada água "moderna" presente no subsolo está próxima da superfície e pode ser extraída ou usada para complementar recursos localizados acima do solo, em rios e lagos.
"Esta é a água que é renovada mais rapidamente ? na escala de vida humana", explicou Tom Gleeson, da Universidade de Victoria, no Canadá, responsável pelo estudo.
"Ao mesmo tempo, é a mais sensível a mudanças climáticas e contaminação humana. Trata-se, portanto, de um recurso vital que precisa ser melhor gerenciado."
RESERVAS:
O mapa mostra a distribuição da água moderna presente no subsolo ao redor do mundo. As manchas em azul escuro mostram onde ela é renovada rapidamente. Em tom mais claro, a água mais antiga, que em sua maioria está estagnada e não pode ser renovada.
"As características dessa água antiga variam muito", disse Gleeson à BBC News. "Em alguns lugares, é muito profunda. Em outros, não. Em muitos lugares, ela é de má qualidade e pode ser mais salina que a água do mar, além de ter metais e outros componentes químicos dissolvidos nela e que teriam de ser tratada antes de se tornar potável ou usada na agricultura."
Isso torna ainda mais importante as reservas modernas e a necessidade de administrá-las de forma sustentável, alertam os cientistas.

Nenhum comentário: